- Substitua os filtros em intervalos recomendados
Lembre-se de substituir os óleos do motor conforme especificado para a aplicação e classe.
Os óleos de motor devem ser substituídos após 250 horas de operação e é uma boa prática substituir os filtros de óleo e combustível todas as vezes que o óleo do motor for trocado. Existem óleos de motor para serviços severos (como: API CI-4 e ACEA E5-02) que podem ser estendidos para 500 horas de operação. No entanto, esses óleos são muito caros e os clientes evitam usá-los.
2. Faça a manutenção do sistema de resfriamento
A maioria dos motores a diesel de alto desempenho de hoje apresentam um filtro de refrigerante e requerem uma concentração específica de aditivo DCA4 no fluido refrigerante. Esse aditivo cria uma camada protetora em todo o sistema de resfriamento, importante para evitar cavitações nas paredes do revestimento.
Se este revestimento estiver faltando, o material começa a erodir da superfície externa da parede da camisa do cilindro que é cercada pelo fluido refrigerante. Essa erosão pode resultar no desenvolvimento de orifícios em toda a parede do revestimento. Quando o líquido de arrefecimento e o anticongelante entram e diluem o óleo do motor, segue-se uma falha do motor.
O fluido refrigerante deve ser verificado a cada 500 horas para garantir que o nível de aditivo DCA4 prescrito seja mantido.
- Faça a manutenção do conjunto do respiro do cárter
O conjunto de respiro do cárter filtra os gases quentes que escapam. O inserto do filtro (parte do conjunto do respiro), separa o óleo residual dos gases e o devolve ao cárter. Os gases filtrados são reciclados através do sistema de admissão de ar de combustão do motor. Se este elemento do filtro estiver encharcado de óleo, obstruído com partículas sólidas ou o alojamento do respiro do cárter estiver amassado, a sucção do turbocompressor tentará realmente sugar o óleo do motor para fora do cárter. Muitos mecânicos confundem o desenvolvimento de fumaça como consequência de uma falha do turbo alimentador.
Além disso, se um respiro do cárter com defeito não for substituído a tempo, todo o sistema de ar de combustão será coberto com resíduos de óleo que podem fazer com que o pós-resfriador se torne menos eficaz, um problema que, com o tempo, pode fazer com que o motor superaqueça.
4. Verifique o filtro de ar diariamente
Os operadores devem verificar o indicador do filtro de ar diariamente. Os elementos do filtro de ar obstruídos farão com que o turboalimentador sugue o ar do cárter, ou o sistema de injeção de combustível do motor pode tentar compensar a falta de ar com um aumento na injeção de combustível, o que fará com que o motor superaqueça e eventualmente falhar.
Para manter o motor saudável e produtivo por um longo tempo, o filtro de ar deve ser verificado diariamente e os elementos do filtro trocados nos intervalos de troca recomendados pelo fabricante – com mais frequência se a aplicação exigir.
4 etapas para implementar um programa de manutenção preventiva de sucesso
Deve ser política da empresa que cada mecânico leia as seções de segurança e manutenção do manual de operação e manutenção, fornecido com cada unidade.
Estabeleça um cronograma de limpeza e inspeção da máquina que deve ser documentado e respeitado. Se forem graves, as deficiências devem ser corrigidas imediatamente ou, se puderem esperar, as deficiências devem ser documentadas e corrigidas durante a próxima manutenção da máquina.
Tornar o operador parte da equipe de manutenção. Um bom operador deve realizar uma inspeção geral antes de cada turno.
5. Combustível e injetores
Os regulamentos governamentais relativos à redução gradual de gases e partículas de emissão nocivos tornam necessário redesenhar constantemente os motores para cumprir os regulamentos da Agência de Proteção Ambiental em vigor.
Uma das mudanças iniciais no sistema de injeção foi reduzir a emissão de gases prejudiciais, melhorando o processo de combustão. Isso foi conseguido aumentando a pressão de injeção de combustível, o que produziu uma atomização aprimorada da mistura combustível-ar. No entanto, o aumento da pressão do combustível causou o desgaste dos injetores e das linhas de combustível mais cedo, especialmente se o suprimento de combustível não estiver absolutamente limpo.
Recomenda-se verificar e substituir os injetores de combustível a cada 3.000 horas de operação para evitar desgaste e gotejamento dos bicos injetores, o que pode causar excesso de combustível e pistão.
Curtiu este artigo? Compartilhe em suas redes e deixe nos comentários a sua opinião.