A Importância dos portos
Portos são áreas à beira de rios, mares ou lagos, que constituem um sistema de transporte com características distintas. As zonas portuárias são responsáveis pelo escoamento de diversos produtos pelo Brasil.
O escoamento da produção agrícola nacional, bem como a recepção e armazenamento temporário de cargas de importação e exportação, depende do bom funcionamento dos portos brasileiros. Estima-se que eles sejam responsáveis por mais de 95% das exportações e mais de 90% das importações do Brasil.
Modernização dos portos
O Governo Federal visa ampliar e modernizar os portos brasileiros e segundo o Ministério da Infraestrutura, o setor portuário deverá movimentar mais de R$ 30 bilhões de reais em investimentos, até 2022.
…”para 2021 e 2022, nós temos algo em torno de 30 leilões a serem realizados nos diversos portos do país; e temos uma carteira de mais de 60 contratos de adesão de terminais de uso privado a serem assinados”, afirma o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.
BR do Mar
Um dos projetos que possivelmente impulsionará a atração de investimentos privados para o setor portuário e de cabotagem no país, é o BR do Mar, em tramitação no Congresso Nacional, que incentiva a cabotagem (navegação entre portos ou pontos de um mesmo país), tornando o setor aquaviário, uma alternativa logística às rodovias e ferrovias nacionais
Prêmio Portos + Brasil
O Ministério da Infraestrutura criou o prêmio Portos + Brasil, contemplando os portos públicos que apresentaram os melhores índices de desempenho, avaliando-os em quatro categorias:
- Aumento de movimentação
- Margem financeira
- Investimentos planejado
- Gestão de recursos humanos
A premiação Portos + Brasil demonstra a grande evolução da administração portuária brasileira. “Isto gera o grande resultado de atração de investimentos pela iniciativa privada na infraestrutura portuária do Brasil”, afirma o presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias, Sérgio Aquino.
Sigamos confiantes, em busca de melhores formas de escoamentos de nossas importações e exportações!
Curtiu este artigo? Não deixe compartilhar e deixar nos comentários a sua opinião.