Utilizando um sistema com tudo junto e misturado e bastante sinergia entre as culturas, obtém-se benefícios a partir das interações ecológicas e econômicas que acontecem nos SAFs.
Mas, o que são SAFs?
Os SAFs são sistemas produtivos em que culturas agrícolas são manejadas em uma mesma área e intercaladas com espécies florestais, potencializando ainda mais, a produção de forma sustentável, equilibrando ganhos econômicos, sociais e ambientais.
Esse “casamento” no modelo de agroflorestas, possibilita a realização de colheitas desde o primeiro ano de sua implantaçãoe contribui, ao mesmo tempo, na manutenção do equilíbrio ambiental da área, utilizando de forma mais eficiente os recursos naturais como solo, água e energia.
Onde podem ser aplicados os SAFs?
Os sistemas agroflorestais podem ser aplicados em áreas para restaurar florestas, recuperar áreas degradadas ou desenvolvimento de uma nova cultura, desde que algumas medidas sejam tomadas para eliminar fatores de degradação ambiental, como por exemplo, queimadas, pastoreio de animais e formigas cortadeiras, acompanhadas de práticas agrícolas que visem garantir a conservação do solo e da água.
É necessário seguir alguns princípios básicos, como:
- O não uso de agrotóxicos
- Ciclagem de nutrientes
- Produção de matéria orgânica
- Manejo da estratificação, imitando uma floresta natural
- Realização periódica de podas
- Proteção e cobertura do solo
- Sucessão ecológica
- Exploração de espécies econômicas de curto, médio e longo prazos
Tipos de SAFs
Os SAFs surgiram como uma viabilidade na recuperação de áreas com danos ambientais provocados pela agropecuária, na recomposição de paisagens degradadas, de áreas que foram utilizadas e abandonadas, portanto, seus tipos e classificações vão desde os sistemas simples aos mais complexos.
Considerando a distribuição no espaço e no tempo dos componentes (plantas e animais) de um sistema, os SAFs são classificados em:

Fonte: Ifope Educacional
Há ainda o sistema de enriquecimento de capoeiras com espécies de importância econômica.
Por que implementar os SAFs?
Cultivando várias culturas ao mesmo tempo e gerando renda todos os meses, os SAFs permitem:
- Diminuição do risco de perdas de cultivos solitários (monoculturas)
- Melhoria na estrutura e fertilidade do solo, devido à presença de árvores que atuam na ciclagem de nutrientes
- Redução da erosão laminar e em sulcos
- Melhoria no uso da água
- Recuperação de áreas degradadas
- Recuperação da fertilidade dos solos
- Fornecimento de adubos verdes
- Controle de plantas indesejáveis.
- Diminuição de ataques de doenças e insetos prejudiciais, devido a uma maior diversidade de plantas
- Na utilização dos SAFs, onde se planta hortaliças, se planta frutas, raízes e árvores e devido à alta biodiversidade, também é possível um incremento da renda do agricultor, associando a criação de abelhas aos sistemas.
Os SAFs ganham força, impulsionados pela Vale
A diversificação econômica do sudeste do Pará e o fortalecimento das cadeias produtivas de forma sustentável, integradas ao meio ambiente, têm sido uma das prioridades nas iniciativas de apoio social da Vale no sudeste do Pará.
As comunidades envolvidas têm apresentado resultados positivos com o incentivo à produção rural no modelo de Sistemas Agroflorestais (SAFs), que trazem vantagens econômicas, sociais e ambientais, principalmente para a agricultura familiar.
O apoio acontece desde a consultoria técnica, capacitação em administração e finanças até o apoio para compra de insumos e materiais. Os projetos são discutidos junto com as associações comunitárias e outros parceiros e levam em consideração as vocações do território:
- Apicultura Familiar
- Apoio à Mecanização do Campo
- Avicultura
- Corte e Costura
- Fortalecimento da cadeia do leite
- Fortalecimento do associativismo
- Fruticultura Familiar
- Produção de Hortaliças
“O projeto contribuiu com a melhoria da qualidade da nossa produção, por propiciar um ambiente adequado e como resultado tivemos aumento da renda das participantes”, afirmou Núbia Bezerra, presidente da Associação de Mulheres Camponesas Filhas da Terra “.
Conte-nos o que achou sobre esse post, vamos adorar saber sua opinião. E não deixe de compartilhar em suas redes sociais.