
Nada é mais importante para a indústria da aviação do que a segurança, independentemente das questões comerciais que possam surgir.
A importância da iluminação do aeroporto para a gestão segura do tráfego aéreo não pode ser exagerada, e os mecanismos pelos quais a iluminação é controlada e monitorada são um foco importante para o investimento entre os desenvolvedores de tecnologia.
Iluminação e TI andando juntos
A necessidade de tornar a gestão dos sistemas de iluminação mais rápida, simples e confiável significa que os sistemas de TI estão em constante evolução.
Uma das tendências mais recentes é que os aeroportos instalem controles computadorizados de tela sensível ao toque para os sistemas de iluminação do aeroporto, e os órgãos reguladores precisam garantir que emitem orientações atualizadas para lidar com esses sistemas.
Um sistema de monitoramento e controle de iluminação do aeroporto simplifica o controle e o monitoramento de recursos visuais iluminados, além de aumentar a segurança.
Além disso, como a função básica do sistema permanece a mesma, seja para um aeroporto de aviação geral que suporta apenas algumas operações por dia ou um grande aeroporto comercial que atende a centenas, as diretrizes devem ser suficientemente amplas para serem relevantes para todos os operadores aeroportuários.
Conhecendo um pouco da função de cada iluminação
- Os sistemas de iluminação da linha central da pista e da zona de toque são projetados para facilitar pousos, lançamentos e decolagens.
- As luzes da zona de toque são principalmente um auxílio de pouso, enquanto as luzes da linha central são usadas para as operações de pouso e decolagem.
- A iluminação da borda da pista define os limites laterais e longitudinais da área de pouso utilizável da pista.
O sistema controlado à distância, pode monitorar automaticamente as barras de parada ou as luzes de proteção da pista como parte de um sistema de controle e orientação de movimento de superfície, além de fornecer as configurações apropriadas para a intensidade da iluminação da pista e no apoio às operações de decolagem e pouso de aeronaves.
Curtiu este artigo? Compartilhe e continue ligado para ler mais conteúdo como este!